Princípios da Medicina Chinesa

Existente há mais de 5 mil anos, a Medicina Tradicional Chinesa (Tradicional Chinese Medicine - TCM) tem a sua importância em todo o mundo devido a seus poderosos efeitos terapêuticos. Com uma abordagem diferenciada, vindo desde suas teorias até seus diagnósticos e tratamentos, trata-se de um completo sistema medicinal com profundas leis e padrões naturais das quais são aplicáveis no nosso corpo humano.


 O equilíbrio de yin-yang:


É a base principal dessa medicina. Aborda sobre energia vital e no fluxo em que nosso corpo se alinha com cada ambiente. Todos nós temos nosso ponto de equilíbrio e de restauração do corpo. Técnicas são utilizadas para a nossa saúde.


Além disso, os chineses defendem que nosso universo está alinhado a esses  cinco elementos - água, terra, metal, fogo e madeira.


O sistema de meridianos: Jing Luo


Descoberto há 7 mil anos, Jing Luo consiste num sistema de meridianos responsáveis pela comunicação e distribuição de energia pelo corpo humano. Os canais carregam e distribuem o Xue (sangue) e o Qi (energia). O Jing funciona como uma linha vertical, indo da cabeça até os pés; enquanto o Luo trabalha no meridiano do corpo, na horizontal.

Segundo este princípio, se estimularmos determinados pontos do meridiano, é possível reequilibrar as energias do corpo e de órgãos. Por isso, é o princípio básico da acupuntura e de outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa.

Principais Tratamentos:

Acupuntura: Um dos tratamentos terapêuticos chineses mais famosos, consiste em inserir agulhas em pontos do corpo correspondentes ao órgão que se deseja tratar com base no Jing Luo.

Fitoterapia: Tratamento que utiliza chás, compressas de ervas naturais ou combinadas entre si. É o tratamento mais comum, e assemelha-se bastante à fitoterapia ocidental, exceto pelo foco no reequilíbrio do yin-yang.

Ventosaterapia: Técnica que consiste em colocar copos, geralmente nas costas, que sugam as toxinas do corpo. A prática não é somente uma tradição chinesa, mas tem sido praticada por centenas e milhares de anos em toda a Eurásia e África do Norte. O estilo chinês utiliza os meridianos da acupuntura e é usado para remover o yang do corpo. É indicada para tratar problemas como bronquite, insolação e condições relacionadas ao clima quente.

Massagem: Várias técnicas são realizadas como as de fricção, amassamento e pressionamento. Podem ser feitas apenas nos pés ou no corpo todo.

Meditação: Muito tradicional na China, a modalidade conhecida como chan surge como pacificadora do indivíduo, podendo beneficiar a si próprio e a um número maior de pessoas. Suas raízes vem do budismo. 

 

Agora que você já conhece e sabe como são os princípios, que tal adquirir os produtos feitos por nós da Fito Formula? Basta acessar o nosso site - https://www.fitoformulalab.com.br/  ou nos chamar nas redes sociais para saber mais.

As configurações de cookies neste site são definidas para 'permitir todos os cookies' para fornecer a você a melhor experiência. Clique em Aceito para continuar a usar o site.
Você se inscreveu com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.

✔️ Produto adicionado com sucesso.